domingo, 15 de setembro de 2013

UBUNTU 13.04

Chegou o novo Ubuntu! Baixe grátis este rápido sistema operacional!


REQUISITOS DE SISTEMA

Sem Desktop: Memória RAM (mínimo) 64 Mb, (recomendado) 256 Mb; Disco Rígido 1 Gb

Com Desktop: Memória RAM (mínimo) 64 Mb, (recomendado) 512 Mb; Disco Rígido 5 Gb

No Ubuntu 13.04, ou Raring Ringtail, a mudança mais visível está na aparência do ambiente Unity. A interface do sistema está mais polida e aplicativos essenciais, como o Ubuntu Software Center, Software Updater, Nautilus, e o Dash estão com novos ícones.
Como parte da tradição de novas versões, o sistema traz um belo conjunto de novos papéis de parede que contribuem para tornar o ambiente mais bonito. Como não poderia deixar de ser, a atualização traz também as tradicionais correções de bugs, novas funcionalidades e muitos refinamentos relacionados a melhoria da performance do sistema.

Novo Kernel e aplicativos

Na parte menos visível do sistema, a nova versão do Ubuntu traz kernel 3.8 do Linux. Lançado há alguns meses, esse núcleo do sistema traz correção de diversos bugs e uma maior integração da estrutura do sistema operacional com diversos tipos de hardware, sobretudo placas de vídeo da Nvidia e da AMD e seus, ainda, crus e problemáticos drivers.
O sistema vem com Firefox 20.0, Thunderbird 17.0.5, Nautilus 3.6.3, LibreOfice 4.0.2, Empathy 3.6.4, Totem (Videos) 3.6.3, Gedit 3.6.2, Deja Dup Backup Tool 26.0, Rhythmbox 2.98, GNOME Contacts 3.6.2, Brasero 3.6.1, Transmission 2.77, Remmina 1.0.0, Ubuntu Software Center 5.6.0 e GNOME Control Center 3.6.3, Compiz 0.9.9~daily13.04.18.1, Unity 7.0.0daily13.04.18 e GTK 3.6.4.

Melhoria na aparência

Boa parte das novidades dessa versão estão relacionadas com mudanças na interface, como o menu Bluetooth, que foi redesenhado. O novo visual simplifica e, ao mesmo tempo, dá acesso aos dispositivos ligados por essa conexão.
O menu do UbuntuOne também foi melhorado: ele agora tem um ícone de bandeja no painel superior para acesso fácil ao serviço e suas funcionalidades. Os diálogos de desligamento foram remodelados e ganharam ícones maiores, ficando bem mais claro a funcionalidade de cada opção.

Melhorias nas quicklists

Se você se perdia quando tinha mais de uma janela de um programa aberta na versão anterior do Ubuntu, saiba que seu problema foi resolvido. O Unity agora tem uma opção nas quicklists que permite alternar entre as janelas e ela funciona com todas as aplicações. Com isso, se você tiver duas ou mais instâncias do mesmo aplicativo abertas, basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do programa e escolher a janela que deseja usar na quicklist.

Maior controle sobre o ambiente

Agora você pode ativar ou desativar áreas de trabalho, e também adicionar a opção do ícone “exibir área de trabalho” no lançador. O painel de controle centralizador das “contas on-line” agora permite adicionar os dados de e-mail, rede social, e as contas de compartilhamento de fotos para que outros aplicativos de desktop pode acessá-los sem a necessidade de me inserir meus detalhes de cada um. 
Então, digamos que você esteja feliz no Facebook para integrar-se com o novo Unity Fotos Lens, mas não quer Empathy, aplicativo padrão IM do Ubuntu para entrar no chat do Facebook. Antes você tinha que desativar o Facebook completamente. Agora você determina quais aplicativos podem usar as contas.
Outro recurso interessante que já existia no ”Aero Snap” do Windows 7 é o encaixe de janela. Funciona assim, arraste a janela para o lado e o sistema redimensiona ela para ocupar metade da tela. Isso é muito útil quando você precisa colocar rapidamente dois aplicativos lado a lado sem sobreposição, ou maximizar uma janela sem a necessidade de clicar em um botão.

Novas Lentes e animações

Também foram adicionadas novas animações na pré visualização do Unity, tornando o uso desse recurso mais dinâmico e moderno. Se você tiver contas sociais e elas estiverem configuradas em contas on-line, ou imagens importadas no Shotwell, você verá uma nova lente da Unity Dash: uma lente foto.
A antiga lente Gwibber foi substituída por uma nova lente “Friends” (assim como seus respectivos aplicativos), que faz basicamente a mesma coisa: permite que a partir de uma Unity Previews Dash você possa executar algumas ações comuns nas redes sociais (Twitter,Facebook, etc);

O Foco é velocidade

O ambiente Unity sempre foi criticado por ser lento e consumir muitos recursos, mas na nova versão do Ubuntu isso mudou. Graças a necessidade de adaptar o sistema a outros dispositivos, muitas mudanças foram feitas para torná-lo mais rápido. O resultado é uma experiência melhor e muito mais suave.

0 comentários:

Compartilhar

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More